Biografia

Juca Martins fotografa profissionalmente desde 1970 produzindo reportagens para jornais, revistas e livros, nacionais e internacionais, e ainda em trabalhos institucionais.

Participou de exposições no Brasil, Espanha, Itália, França, Alemanha, Suíça, México, Cuba, Colômbia e Equador. Teve suas fotos em exposição individual Testemunha Ocular, na Casa da Imagem, em 2013,  e na exposição Serra Pelada, na Galeria Utópica, em 2019.

Tem obras adquiridas para os acervos dos Museu de Arte de São Paulo, MASP, Museu de Arte Kunsthaus, Zurique, Casa da Imagem/ Museu da Cidade de São Paulo e Biblioteca Pública de Nova Iorque

Ganhou o Prêmio Esso de Fotografia (Brasil) com uma série de reportagens sobre menores, duas vezes o Prêmio Internacional Nikon (Japão) e Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos (Brasil) com reportagem sobre a guerra de El Salvador. Possui um vídeo sobre sua obra produzido em 1993 pelo Instituto Itau Cultural: Encontro com o artista/Juca Martins.

Publicou o livro Antologia Fotográfica, pela Editora Dazibao, 1990, portfolio no livro Crianças do Brasil publicado pela Fundação Cargill, 1996. É autor do livro São Paulo Capital, com fotografias panorâmicas da cidade, editado pelo Instituto Moreira Salles,1998, e do livro Juca Martins editado pela Casa da Imagem/ Editora Martins Fontes, 2015.

Atualmente é editor e fotógrafo da agencia Olhar Imagem e coordena o grupo de fotógrafos Fotobrasilis, especializado em documentar o Brasil, além de ministrar aulas e dar palestras sobre a história do fotojornalismo.

Comprar